quinta-feira, 7 de abril de 2011

A MACONHA PODE MATAR?

 

Há dois modos de responder a esta questão: se a maconha pode matar por overdose, ou seja, pelo consumo de sua dose letal; e se ela mata por decorrência de algum acidente ocasionado em função de seu uso.
Não há registro de morte por overdose  por consumo de maconha e nem pelo consumo do seu princípio ativo (THC- tetraidrocanabinol) isolado, uma vez que  um cigarro de maconha ou baseado típico contém cerca de 0,3 a 1g da droga e para que uma overdose ocorra estima-se que o consumo deveria ser de 15  a 70g, o que corresponde a uma alta concentração de THC. Mesmo para usuários pesados, que consomem habitualmente cerca de 5 cigarros de maconha por dia (máximo de 5g de maconha), o risco de se atingir altas concentrações de THC  é praticamente nulo.
Mesmo não existindo este risco, não se pode dizer que não tenham ocorrido mortes, mesmo que  indiretamente, decorrentes do uso da maconha. Seu princípio ativo é uma substância psicoativa que leva a problemas cognitivos como o prejuízo à memória e à habilidade de resolver problemas, distorções de percepção, problemas na habilidade motora, ou seja, a uma grande desorganização mental, levando à ocorrência  de muitos acidentes com pessoas que, tendo usado maconha, realizaram atividades para as quais não estavam em condições como dirigir, nadar, dimensionar distâncias ou alturas. Fatos assim acontecem frequentemente porque muitos dos usuários não tem consciência dos riscos aos quais estão expostos.
Além disso, existem também os riscos advindos do uso crônico da maconha a qual, além de acarretar um aumento da incidência dos distúrbios mentais, apresenta grande impacto sobre o sistema respiratório, pois, sua  fumaça é muito irritante, seu teor de alcatrão é muito alto (maior que do tabaco) e contém benzopireno, substância cancerígena, levando, assim, a consequências como hipertensão, asma, bronquite, cânceres, doenças cardíacas e doenças crônicas obstrutivas aéreas que podem levar à morte. Estima-se que no Reino Unido ocorrem mais de 30 mil mortes por problemas respiratórios decorrentes do fumo da maconha.
Existem, ainda, os riscos associados à mistura da maconha com outras drogas, especialmente o álcool, que pode potencializar seus efeitos aumentando significativamente os riscos de acidentes, principalmente com veículos.
Assim, embora a maconha não apresente o potencial direto de levar um indivíduo à morte, indiretamente pode favorecer condições para que ela ocorra, concluindo-se, então, que a maconha pode matar!
 REFERÊNCIAS




Nenhum comentário: