quinta-feira, 7 de abril de 2011

BOA NOITE CINDERELA

BOA NOITE CINDERELA (BNC) é o nome dado ao golpe que se caracteriza por administrar, sem que a vítima saiba, uma substância que promova um estado modificado de consciência caracterizado por uma incapacidade de reação (luta ou fuga) e incapacidade da vítima se recordar do acontecido.

Apesar de se tratar de um tema da área de álcool e drogas, sua questão é mais jurídica do que de saúde pública: o BNC não é uma droga específica, mas sim uma contravenção penal.  São utilizadas substâncias psicoativas como facilitadoras de crimes como assalto e estupros, em situações onde o criminoso adiciona a droga à bebida da vítima em bares ou festas sem que a mesma perceba e aproveita-se do entorpecimento que essas substâncias promovem para cometer o crime.

A substância mais utilizadas no golpe são:
- calmantes (benzodiazepínicos), em especial o lorazepam (Lorax), o flunitrazepam (Rohypnol) o bromazepam (Lexotam);
- GHB (ácido gama-hidroxibutírico);
- cetamina (substância usada como anestésico para humanos e animais, é também utilizada como droga de abuso por suas características).

 Os benzodiazepínicos apresentam-se na forma de comprimidos, líquidas (gotas) e injetáveis. Em doses terapêuticas é capaz de aliviar a ansiedade e induzir o sono. O uso em altas doses pode causar sedação excessiva, relaxamento da musculatura, brancos (períodos de amnésia, com desorientação no tempo e no espaço).  

A droga GHB é comercializada no estado líquido com características de ser incolor, inodora e de sabor levemente amargo, que é mascarado quando colocado em bebidas, muito potente e mesmo em pequenas doses pode causar intoxicações intensas. Seus efeitos se iniciam em 20 a 30 minutos após a ingestão e duram de 2 a 5 horas, dependendo da dose e das características individuais da pessoa.

Normalmente as substâncias são administradas ou usadas em associação com o etanol (bebidas alcoólicas), esse efeito pode ser potencializado e a duração se prolongar. À semelhança do que acontece com o uso do etanol, é comum o usuário ou vítima dormirem na sequência do efeito e ao acordarem não se lembram do que ocorreu devido à amnésia que a substância provoca.

Desta forma, concluímos que apesar de ser um crime que não é tão comentado quanto deveria e é mais comum do que imaginamos é importante estarmos sempre atentos e tomarmos certas precauções para nossa segurança. Como: não confiar nas pessoas pela sua aparência, não deixar a fácil alcance de qualquer um e aceitar bebidas de desconhecidos e permanecer sempre acompanhado de amigos. Além de sempre registrar uma denúncia em um episódio como esse, pois muitas vezes o medo e a vergonha das vítimas superam o senso de justiça e deixam impunes os criminosos.

REFERÊNCIAS
http://idmed.uol.com.br/viva-melhor/boa-noite-cinderela-saiba-como-se-prevenir-do-golpe-da-qdroga-do-estuproq.html
http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/index.htm

5 comentários:

ana e o mar - mar e ana ™ disse...

Sabe aquele velho conselho dos pais "cuida do seu copo e não toma nada de ninguém"? haha Lembrei dele agora!

Gostei do post, muito bom! (:

BALACOBECK disse...

É comum acontecer esse tipo de crime principalmente em festas, baladas,bares, praias onde as pessoas estão mais propensas a aceitarem bebidas de outras pessoas, que muitas vezes pode vir de um estranho.
Por se dissolverem facilmente e serem incolores e inodoras, identificar um copo que recebeu tais doses é tarefa quase impossível.
Esses casos dificilmente são registrados em Delegacias de Polícia, pois normalmente as vítimas ficam constrangidas em narrar o ocorrido, sendo que por vezes não conseguem recordar ou ter certeza do que realmente ocorreu.
Sendo assim, não há estimativa sobre a ocorrência dos referidos crimes.
Esse é um assunto bem interessante mas que ainda precisa ser mais discutido e mais esclarecido para que as pessoas não tenham medo de denunciar tal crime. O que vocês acham?

brava disse...

seria muito legal que as pessoas tomassem mais cuidado em baladas, ficando atento ao seu copo, além de não sair ingerindo as bebidas do copo de outras pessoas, masmo que elas sejam conhecidas. Nunca se sabe o que tem no copo dos outros, mesmo sendo seu amigo, ele pode ter se descuidado em algum momento e alguém pode ter posto alguma das substâncias citadas pelo artigo. Outra questão é a grande dificuldade das vítimas conseguirem efetuar a denúncia, já que a capacidade da mesma lembrar do acontecido e em que situação ocorreu fica dificultada.

Baseados Toxicológicos disse...

Respondendo a pergunta do Balacobeck, acreditamos que seja fundamental que as vítimas desses tipos de ocorrência façam contato e realizem denúncia, pois acima de motivos como vergonha, medo e outros , as pessoas devem ter um senso de justiça evitando que esses criminosos possam continuar repetindo essas situações com outras pessoas também sem que nada seja feito.

Anônimo disse...

Soon after you put in [url=http://www.jimmychoosaleaustralia.com/]Jimmy Choo Sale[/url] the website you will discover Jimmy Choo attain enjoy one or two Christian Louboutin Daffodile Site Shoes are set available for sale.A single executing component to searching on the internet might cost you just give you make purchases. [url=http://www.jimmychoosalesaustralia.com/jimmy-choo-bridal-shoes-c-68.html]Jimmy Choo Bridal Shoes[/url] When using in close proximity to meant for jimmy choo shoes's internet you could potentially very procure of the fact that obligations related to a couple of online houses will in addition now include of a simple highly-priced, howevere, if buying on to internet sites people glutes [url=http://www.jimmychoosalesaustralia.com/jimmy-choo-crystal-embellished-sandals-gold-p-287.html]Jimmy Choo Crystal Embellished Sandals Gold[/url] obtain specialized boot footwear as for lesser costs when compared to the challenges price bands. These settle vendues why appropriates personnel promote [url=http://www.jimmychoosaleaustralia.com/] http://www.jimmychoosaleaustralia.com/ [/url] more or maybe a only a bit of widely used info available for cheap cost.
0210